quinta-feira, janeiro 14, 2010

ROCK IN RIO - 25 ANOS


Estamos em janeiro de 2010 e isso quer dizer, entre outras coisas, que estamos num período comemorativo para o rock brasileiro. Aliás, não só para o rock como para o profissionalismo do mercado musical no Brasil. Isso mesmo! Pois, faz 25 anos que aconteceu a primeira edição do Rock in Rio – o maior e melhor festival que já tivemos. Foi a partir desse evento que a produção de shows, por exemplo, passou a privar por uma qualidade mais digna. Foi no auge do rock nacional, o que possibilitou que eventos de grande porte e até de médio e pequeno portes pudessem acontecer com o mínimo de estrutura... nos anos 1990 – haja vista os Philips Monstres of Rock.
Mas por que o Rock in Rio chamou tanta a atenção do Brasil e do mundo? Tudo bem que obrigou a produtores nacionais a encarar shows de forma profissional, mas o evento reuniu um séquito de bandas magníficas em suas melhores fases para se apresentarem diante dos brasileiros. Conte aí: Ozzy Osbourne, Scorpions, AC/DC, Queen, Yes, Whitesnake, Iron Maiden… enfim, sumidades que, por alguns dias, em janeiro de 1985, se encontraram no Rio de Janeiro para um festival que, desde então, é referência na trajetória de muitas delas (afinal, não é para tantos tocar diante de 200 mil espectadores).
Entre as curiosidades, ficou famosa a guitarra personalizada que Matthias Jabs (Scorpions) usou. O corpo era no formato da guitarra-logo do festival. Enfim...
Sem dúvida, o Rock In Rio abriu as portas do Brasil para as grandes turnês mundiais.

Sem comentários: