quinta-feira, outubro 11, 2007

DISCOTECA ESSENCIAL: FREHLEY'S COMET




Há vinte anos, Ace Frehley, o guitarrista original do Kiss, lançava seu segundo disco solo – primeiro fora da banda mascarada. Frehley’s Comet era o nome de sua nova empreitada roqueira, que batizou o trabalho. Trazia figuras como Anton Fig (baterista que gravou seu disco solo de 1978, aquele do Kiss, que tem a música Rip It Out), Tod Howarth (guitarra e voz) e John Regan (baixo e voz). O repertório, um dos melhores da carreira do guitarrista, foi gravado entre 1981 e 1987, aos poucos.
Por exemplo, a faixa Calling To You data de 1981, Into The Night, de 1984, Something Moved, Stranger In a Strange Land e Breakout, de 1985. O resto, foi de 1987 mesmo. Breakout, por sinal, tem as assinaturas de Ace Frehley, do guitarrista Richie Scarlett, seu parceiro de muitos shows e ensaios, e de Eric Carr, baterista do Kiss, que só não participou da gravação por ter sido “barrado” por Gene Simmons e Paul Stanley.
Num período em que o vulgo rock farofa estava em alta, Ace Frehley lançou este majestoso trabalho do melhor hard rock que pode existir. Riffs marcantes, alguns pegajosos, refrões que nos convidam a cantar e solos matadores – tanto os dele como os de Tod Hawarth, que também canta em algumas das faixas. Difícil sacar apenas uma e elegê-la “a melhor” canção. Quando se tem um repertório como o de Frehley’s Comet, melhor se deixar levar pelo conjunto da obra. Até mesmo a baladinha melosa Dolls nos convence – a mim, pelo menos.
Mas, sem dúvida, a faixa carro-chefe deste disco e que serve como bom começo de conversa fica a cargo de Rock Soldiers. Um rockão com levada vocal bastante próxima do rap (!!!). Calma! É somente a melodia da voz, mas a música em si é hard rock até a última nota. Ace Frehley andava um tanto sumido para o grande público desde seu desligamento do Kiss, em 1982. Curou a ansiedade e a expectativa de seus fãs com essa obra de arte. Um disco para se ter na prateleira dos preferidos.

*Para empolgar o dia: escute em alto e bom som a música Calling To You.

Sem comentários: