sexta-feira, março 28, 2008

QUE TRANSCRIÇÃO VOCÊ QUER NA GUITAR PLAYER?

Van Halen? Megadeth? Yngwie Malmsteen? Kiko Loureiro?
Dê a sua opinião e diga-nos que transcrição gostaria de ver na revista. Contamos com a sua participação aqui.
Abraço!

quinta-feira, março 27, 2008

GIGANTOUR NO BRASIL?

Dave Mustaine tem deixado muito fã brasileiro ansioso. Sua turnê Gigantour começa dia 8 de abril nos EUA e deve vir à América Latina. Pelo que o guitarrista divulgou no fórum oficial do Megadeth, haverá um show no Chile, dois na Argentina e até quatro no Brasil (será mesmo?). A turnê acabaria na Venezuela. Nada foi dito se as bandas que virão serão as mesmas que estiveram pela América do Norte (In Flames, Children Of Bodom, Job For a Cowboy, High On Fire e, claro, Megadeth). Depois da Gigantour sul-americana, o Megadeth começará a compor seu próximo disco de estúdio, sucessor do poderoso United Abominations.

quarta-feira, março 26, 2008

SHOW DO VIOLETA DE OUTONO

Quem gosta de rock progressivo dos bons, o grupo paulista Violeta de Outono é uma das referências no Brasil. Veteranos e afiados, os músicos têm dia e hora certa para se apresentar em São Paulo. Será no Auditório Ibirapuera, dia 30 de março (domingo), às 18h. Fabio Golfetti (guitarra/voz), Gabriel Costa (baixo), Fernando Cardoso (teclado) e Claudio Souza (bateria) vão tocar seus clássicos, entre eles Dia Eterno e Vênus. Também estará no repertório, o último disco, Volume 7. Outra novidade sobre a banda é que está sendo programado o relançamento dos seus dos dois primeiros títulos - clássicos, por sinal: Violeta de Outono (1987) e Em Toda Parte (1989).
Não deixem de ir:

VIOLETA DE OUTONO
Quando: 30/03
Horário: 18h
Onde: Auditório Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Cidade: São Paulo-SP
Info: 11 - 5908-4290
Site: www.auditorioibirapuera.com.br

segunda-feira, março 24, 2008

SLASH DIVIDIDO POR 50 CABEÇAS

Algo realmente curioso aconteceu no início deste mês. Imagine 50 clones de Slash perambulando pelas ruas de Los Angeles. Foi o que aconteceu durante uma maratona em Los Angeles, que aconteceu dia 2 de março. Pelo visto, essa aparição inesperada fez parte da campanha da Gibson para promover a Les Paul signature de Slash, que será lançada em edição limitada dia 1º de abril. Mais detalhes no link (em inglês): http://laist.com/2008/03/02/found_in_la_the_2.php

quarta-feira, março 19, 2008

QUE TRANSCRIÇÃO VOCÊ QUER NA GUITAR PLAYER

Van Halen? Megadeth? Yngwie Malmsteen? Kiko Loureiro?
Dê a sua opinião e diga-nos que transcrição gostaria de ver na revista. Contamos com a sua participação aqui.
Abraço!

terça-feira, março 18, 2008

FICA PARA A PRÓXIMA: LENNY KRAVITZ NÃO VEM MAIS AO BRASIL

Os motivos ainda não foram oficialmente esclarecidos, mas está certo que a turnê brasileira de Lenny Kravitz foi cancelada. Acredita-se que tenha sido por conta dos problemas que o guitarrista e vocalista vem tendo no trato respiratório. Uma pena! O show de Kravitz tem, entre outros bons aspectos, timbres muito próximos dos utilizados pelos roqueiros dos anos 1970. Inclua aí, riffs e melodias típicas: grudentas e dentro de esquemas "quadrados" (base 1-refrão-base 2-refrão-solo-refrão-base 3...). Não é ponto negativo, não. Quando se sabe compor, como é o caso desse cara, essa receita torna as composições excelentes. Talvez por isso, Lenny Kravitz, que está perto de completar 20 anos de estrada, seja um dos mais bem-sucedidos músicos-compositores dos últimos 15 anos (mais de 25 milhões de discos vendidos). A turnê brasileira do disco It is Time For a Love Revolution, lançado neste ano, passaria por Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte. Se você já havia garantido sua presença num dos shows (ou em todos, por que não?), fique atento. A produção prometeu se pronunciar oficialmente e, entre outras coisas, dar orientações quanto à devolução dos ingressos já comprados.

sexta-feira, março 14, 2008

ANJO DA MORTE


Aqui está o novo "brinquedo" de Dave Mustaine. Uma guitarra linda, de bom gosto no design e no visual das ilustrações e cores. A VMNT Angel Of Deth, modelo signature do guitarrista do Megadeth, é feita pela Dean Guitars. Gostou? Deixe seu comentário.

quarta-feira, março 12, 2008

PITTY E O PESSOAL DO 30 SECONDS TO MARS

O mercado brasileiro está prestes a receber o novo disco do 30 Seconds to Mars, A Beautiful Lie. Até aí, nada muito fora do comum. Entretanto, entre as faixas, estará uma versão exclusiva de The Kill com a participação especial da roqueira baiana Pitty.
A canção foi gravada durante a última passagem do grupo norte-americano pelo Brasil, em 2007. Pitty se juntou ao 30 Seconds to Mars e registrou um belo dueto com Jared Leto, vocalista e guitarrista. The Kill, que será um bônus em A Beautiful Lie brasileiro, ganhou roupagem acústica, arranjo de cordas e trechos da letra em português.
As rádios já estão recebendo o single exclusivo, que deve estar à venda no formato digital em breve. É possível ouvir um trecho de um minuto de The Kill com a participação da Pitty no site oficial da gravadora EMI. O endereço é o seguinte: www.emi.com.br

segunda-feira, março 10, 2008

QUE TRANSCRIÇÃO VOCÊ QUER NA GUITAR PLAYER

Dê a sua opinião e diga-nos que transcrição gostaria de ver na revista. Contamos com a sua participação aqui.
Abraço!

sexta-feira, março 07, 2008

CAPA E FAIXAS DO DEF LEPPARD


Atenção fãs de Def Leppard, Songs From The Sparkle Lounge, o novo disco da banda britânica, tem datas certas para seu lançamento: dia 29 de abril (América do Norte), dia 30 (Japão) e 5 de maio (Inglaterra). Para os japoneses, como de praxe com a maioria dos músicos, edição limitada com uma faixa extra e um DVD (entrevistas, bastidores e vídeos). Se liga nas faixas:


- Nine Lives

- C'mon C'mon

- Go

- Love

- Cruise Control

- Bad Actress

- Hallucinate

- Tomorrow

- Come Undone

- Only The Good Die Young

- Gotta Let It Go


Você já ouviu alguma dessas faixas? Gostou? Diga aqui o que achou e o que está achando do Def Leppard atual.

quinta-feira, março 06, 2008

BOM SABER

Ace Frehley está disposto e com pique de retomar sua discografia. O guitarrista quer lançar seu novo disco de estúdio em abril. Sua inspiração para esse trabalho veio do primeiro que lançou, quando ainda estava no Kiss, em 1978. Daquele disco, veio o mega hit Rip It Out, um hino ace-frehleyano.
Quem participou da empreitada de 2008 foi o baterista e amigo Anton Fig, que também gravou o álbum de 1978, além de outros pela Frehley's Comet. Aliás, uma curiosidade, Anton Fig, nos últimos tempos, era o baterista do programa de TV Late Show With David Letterman. Ace Frehley quer surpresa para o novo disco, por isso não está tocando nenhuma das faixas que compôs nos seus shows. Devido ao fator YouTube, sua "surpresa" estaria em minutos circulando pela rede. Sua ocupação atual é a turnê pelo Canadá, que começa por Montreal e vai a Québec e Toronto.
Bom saber que o velho e bom Ace Frehley e suas Les Paul estão em forma e trabalhando.

quarta-feira, março 05, 2008

AQUELE ABRAÇO


Aqui está um registro da passagem de Gilberto Gil por Piracicaba (São Paulo), no último sábado, 1 de março. O músico baiano colocou cerca de 2400 pessoas no SESC Piracicaba por causa da sua atual turnê, Banda Larga. Numa noite de ressaca brava de um calor forte, o show foi de refrescar a alma.
Com simpatia e o usual sorriso doce estampado no rosto, Gil levou ao palco uma banda afiada. Arthur Maia (baixo), Alex Fonseca (bateria), Cláudio Andrade (teclados), Gustavo de Dalva (Percussão) e a dupla de guitarristas Bem Gil e Sérgio Chiavazzoli. O dono da noite empunhou uma Fender Stratocaster vermelha – provavelmente, a mesma que usa há anos. Seu timbre estava bom de se ouvir, bem “strateiro”. Ou seja, sem camadas de efeitos ou peripécias que alterem o som do instrumento. Quando misturado às outras guitarras, formava uma cama enveludada, mas não pesada. Os sons mais reforçados vinham de drives firmes e amanteigados.
A queda de Gil pelo reggae e por Bob Marley acabou ditando a diretriz das músicas, apesar da forte presença de ritmos nordestinos. Foi um show leve, cuja cadência reinou com groove, suingue e as intervenções de Sérgio Chiavazzoli. O guitarrista criou diálogos coerentes entre seu instrumento e demais membros da banda. Manteve algumas das partes presentes nas gravações originais e também colocou sua marca quando possível.
Assistir um show de Gilberto Gil é estar conectado à história da guitarra no Brasil. Foi ele um dos responsáveis por misturar o instrumento à MPB. Não por menos que a seis-cordas tem presença especial em sua obra. Por mais que esteja tocando um forró tradicional, Gil dá um jeito de combinar zabumba, sanfona e triângulo com o som cheio de uma guitarra. Para quem, na noite seguinte iria assistir o Iron Maiden (meu caso), foi um fim de semana completo: reggae, MPB, baião, rock e heavy metal e músicos de primeira.
Aquele abraço!