sexta-feira, novembro 30, 2007

GUITAR PLAYER IG&T FESTIVAL


O V Guitar Player IG&T Festival acaba amanhã. Esse ano teve alguns destaques bem legais. Por exemplo, Aquiles Faneco, que faz um som bem fusion, com solos inspirados, e Andreas Kisser, com o peso e o metal do Sepultura e a faceta menos famosa, a de violão. Ele tocou, entre outras, Heitor Villa-Lobos e Dee, uma música do Randy Rhoads que está no primeiro disco do Ozzy Osbourne. Esses foram os destaques da quarta-feira, que ainda teve Silas Fernandes. Esse, por sinal, convidou Andreas Kisser para tocar uma do Sepultura. Noite bem legal.
Na foto: Aquiles e Andreas clicados por mim.

terça-feira, novembro 27, 2007

10 ANOS DE IG&T


Parabéns ao IG&T pelos 10 anos de estrada. Ontem, na primeira noite do V Guitar Player IG&T Festival, Wander Taffo fez uma emocionada apresentação. Emoção que emocionou a todos os presentes. E pensar que toda a história vitoriosa do IG&T começou de um papo de 10 minutos entre o guitarrista e Célio Ramos. Nesta foto, clicada ontem mesmo, estou com o Wander Taffo e o Frejat. Sempre simpático, o músico carioca me recebeu para uma rápida conversa antes de se apresentar e fechar aquela noite do festival. Valeu!

sábado, novembro 24, 2007

QUE SOM DE GUITARRA!


Ontem, sexta-feira, fui ao show do Tony Babalu no Centro Cultural São Paulo. O som estava impecável. Também pudera, com uma Fender Stratocaster daquelas, dificilmente não estaria. Claro que a boa equalização de cada instrumento e a acústica ajudaram – e demais. Entretanto, uma guitarra com 35 anos de rock and roll e poucos ajustes feitos ao longo desse tempo, só poderia estar com o timbre tinindo. É essa a mesma guitarra que o Babalu nos descreveu para a sessão Meu Instrumento. Vale dar uma relida no texto dele. Tem uma história curiosa com o Leo Fender. Se puder, dê uma conferida lá. Aqui está o link:

http://guitarplayer.uol.com.br/meuinstrumento/view.asp?id=291

Valeu!

quinta-feira, novembro 22, 2007

UMA DICA DE AFINADOR


Eu, que estava procurando um afinador, ganhei este, o Crafter TG-200H. Não conhecia, mas acabei gostando do presente. Foi inusitado, mas veio em ótima hora. O meu antigo já estava pedindo aposentadoria faz tempo. Tanto que, nesses últimos tempos, eu estava afinando minha velha e boa Giannini Les Paul no ouvido mesmo. O que me chamou a atenção nesse da Crafter foi o seu tamanho, muito pequeno, logo, prático. Além disso, ele tem uma presilha e um sistema para você fixar o equipamento no headstock. Assim, quando toca uma corda, o afinador capta as vibrações e indica a nota a ser afinada. Muito legal! Ele também tem o já tradicional microfone embutido. O fato de eu não ter mais que usar cabo para afinar minha guitarra me deixou com o dia ganho – o dia e bons anos de guitarra.

quarta-feira, novembro 21, 2007

HOJE TEM BLUES DOS BONS NO BOURBON STREET (SP)

Hoje tem um show bem legal para quem gosta de blues de raiz. E olha que é feito por um brasileiro, o competente e pródigo Igor Prado. O guitarrista está lançando Upside Down, seu primeiro disco solo. Este ano, além de ter seu trabalho distribuído no exterior (EUA e Europa), fez turnês por lá também. O toque está dado. Aqui vão as informações:
IGOR PRADO BAND
Data: 21/11 (quarta)
Local: Bourbon Street Music Club
Endereço: Rua dos Chanés – Moema, nº 127
Cidade: São Paulo / SP
Info: 11 – 5095-6100
Horário: 21h

segunda-feira, novembro 19, 2007

DR. SIN NO MÉXICO!

No último dia 17, o Dr. Sin arrumou as malas e viajou para o México. O grupo paulista, do guitarrista Edu Ardanuy, fará sua primeira turnê por lá. Os shows serão no dia 20 (Festival Internacional Del Puebla, na Cidade del Puebla - www.todopuebla.com/cultura/mostrar/drsinenelfip?cine=20) e no dia 22, no famoso Pulque Para Dos (www.pulqueparados.com). Tem outros detalhes no site oficial do Dr. Sin www.drsin.com.br). Parabéns à banda!

sexta-feira, novembro 16, 2007

JAN AKKERMAN NO BRASIL

A Plataforma Brasil Holanda Jazz tem por finalidade promover diálogos inter-culturais através da música, tendo o jazz como grande referência. Em novembro, nomes relevantes, nacionais e internacionais, estarão na segunda edição do evento. Entre eles, Jan Akkerman (ex-integrante do Focus, um dos precursores do chamado rock progressivo). Em São Paulo, os shows serão em 23 e 24/11, às 21h, no Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 2 Parque do Ibirapuera - (11) 5908-4299)

quinta-feira, novembro 15, 2007

OITO VEZES JOÃO BOSCO

Se existe uma coisa que às vezes me incomoda é acompanhar shows de uma mesma turnê de determinado artista e assistir mais do mesmo. Ou seja, o mesmo repertório, na mesma ordem e com as mesmas improvisações. Quanto a isso, a temporada que o João Bosco fará em São Paulo até o dia 25 de novembro promete ser bem interessante. O músico interpretará oito repertórios em oito shows. O clima de improviso – mas improviso dos bons – fica na escolha das canções, que será norteada a partir da interferência da platéia. Hoje estava lendo uma matéria publicada no site da Folha de S. Paulo que destacava a reaproximação entre João Bosco e seu velho parceiro de composição, Aldir Blanc. Certamente haverá novas crias da dupla.
Aqui vai a dica:

TEMPORADA JOÃO BOSCO Quando: até 25/11
Horários: 21h (quinta a sábado) e às 19h (domingo)Onde: teatro Fecap (av. Liberdade, 532 – São Paulo (11) 3272-2277)

terça-feira, novembro 13, 2007

TOTO: SHOW FORA DE SÉRIE

Olha, devo confessar que ontem, no show que o Toto fez em São Paulo, fiquei bastante surpreso. Não havia um público tão volumoso no Via Funchal, mas, mesmo assim, a resposta aos estímulos vindos do palco foi sensacional. A banda está na estrada há 30 anos e já fez várias mudanças de formações. Isso não impediu que a química maestrada pelo simpático guitarrista Steve Lukather deixasse a desejar. O som estava bom e os músicos inspirados. Sucessos e músicas nem tanto conhecidas ganharam, praticamente, a mesma ovação, a mesma empolgação. Salvo exceções, como o clássico Africa - acho que a mais esperada (por isso, fechou a noite). Muito bom. Se você também foi ao show, diga lá o que achou. Espaço aberto.

quinta-feira, novembro 08, 2007

MAIS KIKO LOUREIRO NA GUITAR PLAYER USA

Como de praxe, a Guitar Player norte-americana está promovendo o Readers’ Choice Awards. Trata-se de uma votação entre seus leitores para pincelar as matérias que se destacaram em 2007. Os votos podem ser feitos até o próximo dia 31 de dezembro, através do link: http://www.guitarplayer.com/article/cast-your-vote/oct-07/31985
O legal desse ano está no fato que a matéria com Kiko Loureiro (a da edição dos EUA) foi listada entre as candidatas desta eleição. O guitarrista brasileiro teve um mês de outubro bem feliz. Além de estar comemorando sua aparição na GP dos EUA, foi capa da nossa edição e teve uma excelente repercussão no Brasil. O fato dele e sua matéria “gringa” estarem numa eleição importante como essa, é mais um motivo digno de destaque.

quarta-feira, novembro 07, 2007

OS NOVOS VETERANOS


Uma banda nova com aspecto de veterana. Essa foi a minha impressão ao conhecer o Circa:, que acaba de lançar o disco de estréia, Circa: 2007. Estranho, mas o nome se grafa com os dois pontos. Mas por que tive essa impressão? Porque os integrantes são músicos experientes, que já estiveram no Yes (um dos precursores do dito rock progressivo e que está prestes a completar 40 verões de estrada). O Circa: é Jimmy Haun (guitarra), Tony Kaye (teclados), Billy Sherwood (baixo, voz) e Alan White (baterista e atual membro das baquetas do Yes). O som deles mistura a veia de improvisos, que tanto caracterizou o progressivo nos anos 1970, e o lado pop típico da safra dos anos 1980. Isso é bom, já que agrada aos famosos gregos e troianos – um clichê forçado, mas útil. O som do Circa: está legal, não lembra mofo e as linhas de guitarra estão bem sintonizadas aos anos 2000. Gostei.

terça-feira, novembro 06, 2007

LÁ E CÁ

Depois de muito fala-fala e muita expectativa, o show que o Led Zeppelin fará em Londres acabou sendo adiado. E haja paciência àqueles que conseguiram assegurar seu lugar no espetáculo! O show foi remarcado para o começo de dezembro. O motivo foi simples: Jimmy Page quebrou um dedo e ficará de molho por três semanas.
Falando em show, o ex-Guns N’ Roses Gilby Clarke revelou onde será o palco de sua passagem pelo Brasil. O guitarrista se apresentará em São Paulo, dias 12 e 13 de dezembro, durante as comemorações de 13 anos do Manifesto Bar. Dessa festa, também participará a banda argentina Watchmen, que tocou no Brasil ao lado do vocalista do Danger Danger, Ted Poley, há pouco tempo. Acompanhando Gilby Clarke estarão Eric Dover (voz e guitarra), Jorma Vik (bateria) e Stefan Adika (baixo).

sábado, novembro 03, 2007

PARA TODOS OS GOSTOS

Nesses dias, dei uma olhada em algumas das bandas que estarão no jogo Guitar Hero III. É de se admirar a variedade de nomes e de veias selecionadas. Devem ser mais de 70 músicas, incluindo, olha só, bônus e faixas extras. Essas últimas estarão disponíveis após o lançamento. De Pearl Jam a Slipknot, de Weezer a Slayer, de Strokes a Black Sabbath, um repertório para deixar qualquer guitarrista ocupado. Abaixo vão algumas das músicas e respectivas bandas que estão no Guitar Hero III:

- 3's & 7's – Queens Of The Stone Age
- Anarchy In The U.K. – Sex Pistols
- Before I Forget – Slipknot
- Bulls On Parade – Rage Against The Machine
- Cherub Rock – The Smashing Pumpkins
- Even Flow – Pearl Jam
- Helicopter – Bloc Party
- Holiday In Cambodia – Dead Kennedys
- I'm In The Band – The Hellacopters
- Kool Thing – Sonic Youth
- My Name Is Jonas – Weezer
- The Number Of The Beast – Iron Maiden
- One – Metallica
- Paint It Black – The Rolling Stones
- Paranoid – Black Sabbath
- Raining Blood – Slayer
- Reptilia – The Strokes
- Rock And Roll All Nite – Kiss
- Ruby – Kaiser Chiefs
- Sabotage – Beastie Boys
- Same Old Song And Dance – Aerosmith
- Suck My Kiss – Red Hot Chili Peppers
- Welcome To The Jungle – Guns N' Roses
- When You Were Young – The Killers