O VMB (Video Music Brasil), premiação promovida pela MTV, terá um encontro inusitado este ano. Marcelo Gross, guitarrista gente fina do Cachorro Grande, dividirá o mesmo palco (e, claro, a mesma música) com a dupla Sandy e Junior, que está na iminência de se separar. O show será hoje no Credicard Hall (SP). Gross disse estar honrado pelo convite feito pela dupla. Uma jam, no mínimo, curiosa.
quinta-feira, setembro 27, 2007
terça-feira, setembro 25, 2007
SEX PISTOLS EM VIDEOGAME
Aproveitando a verdadeira febre que se tornou o jogo Guitar Hero, os punks do Sex Pistols regravaram um de seus clássicos, Anarchy In The UK, para incluir na versão Guitar Hero III: Legends Of Rock. Um fato curioso é que a Activision, empresa produtora do disco, não conseguiu encontrar os tapes originais. Assim, Johnny Rotten (voz), Steve Jones (guitarra), Paul Cook (bateria) e Chris Thomas (baixo), produtor do Nevermind The Bollocks, precisaram regravar a música. Houve todo um cuidado com Anarchy In The UK anos 2000. A mixagem foi feita na mesma mesa analógica da versão original, de 1977. Os caras quiseram chegar ao mais próximo do som vintage. Para você ver como jogo eletrônico nem sempre é sinal de musiquinha tosca. Ao mesmo tempo, é engraçado imaginar punks contra o "Sistema" se empenhando em gravar música para videogame, fruto do tal "Sistema".
sexta-feira, setembro 21, 2007
LANNY GORDIN É DESTAQUE NA ALEMANHA
A XIX Popkomm é a maior feira musical e fonográfica do setor. Ela acontece pela quarta vez consecutiva em Berlim, na Alemanha, desde o último dia 19 e vai até amanhã, dia 22. Seu propósito para 2007 é combater a pirataria na internet. Para tanto contará com a presença de um número maior de atrações internacionais em relação às edições anteriores. O destaque dos estrangeiros ficou por conta dos brasileiros, que se apresentaram ontem. Entre os nomes, o de maior expressão sem dúvida ficou por conta de Lanny Gordin, um gênio da guitarra brasileira. Sua apresentação na Popkomm fez parte da turnê de divulgação de seu último disco, “Lanny Duos”, lançado este ano.
terça-feira, setembro 18, 2007
EITA SHOW BOM!
No sábado passado, dia 15 de setembro, assisti um show de dar gosto de se ver. No palco, os recifenses do River Raid destilando seu rock de primeira linha e três guitarras. Exato, três guitarras! O resultado é bem equilibrado e os timbres misturam o grave, o médio e o mais ‘clean’. Uma dosagem acertada. Apesar do horário ingrato, sábado ao meio-dia, a apresentação realizada no Sesi (av. Paulista – São Paulo) me confirmou a impressão que tive depois de ouvir o CD (“The River Raid”). Foi rápido, menos de uma hora de música, mas valeu o meu fim de semana musical. Tive um bate-papo com os caras assim que o show acabou. Enquanto arrumavam seus equipamento para ir embora, descobri que estavam com as passagens compradas rumo aos Estados Unidos. Lá, fizeram uma apresentação neste início de semana. O figurino sonoro do River Raid é todo rebuscado por duas pérolas da guitarra: Fender e Gibson. Eita show bom! Se você topar, aqui vai o meu convite para conhecer o som que o grupo de Recife faz:
www.myspace.com/riverraid
Valeu!
www.myspace.com/riverraid
Valeu!
sexta-feira, setembro 14, 2007
AS MAIS OUVIDAS DA SEMANA
O que mais ouvi nessa semana:
Is There Anybody There? – Scorpions
Balls To The Wall – Accept
Since You Been Gone – Rainbow
Summer – The River Raid
Breakin’ The Chains – Dokken
Just Sixteen – Velvet Revolver
Checkin’ Up On My Baby – Gary Moore
Quando Acabar, o Maluco Sou Eu – Raul Seixas
Under The Gun – Deep Purple
Always Somewhere - Scorpions
Is There Anybody There? – Scorpions
Balls To The Wall – Accept
Since You Been Gone – Rainbow
Summer – The River Raid
Breakin’ The Chains – Dokken
Just Sixteen – Velvet Revolver
Checkin’ Up On My Baby – Gary Moore
Quando Acabar, o Maluco Sou Eu – Raul Seixas
Under The Gun – Deep Purple
Always Somewhere - Scorpions
BRASIL PELO MUNDO
Neste dia 15 de setembro, Toquinho será destaque no Festival do Teatro Libre, realizado em Bogotá (Colombia). O cantor e compositor brasileiro dividirá o grupo das atrações principais com o guitarrista espanhol Niño Josele.
quinta-feira, setembro 13, 2007
LED ZEPPELIN: AGORA VAI!
Conforme noticiamos nesta semana, os integrantes remanescentes do Led Zeppelin confirmaram sua reunião. A princípio, não será duradoura e sim para apenas um único show em Londres. Robert Plant (voz), Jimmy Page (guitarra) e John Paul Jones (baixo) vão contar com as baquetas de Jason Bonham, filho do lendário John Bonham (baterista original do Led Zeppelin). O tão sonhado show acontecerá dia 26 de novembro. Se tiver por Londres nessa época, que tal ir? Uma boa, né? Só que prepare-se, pois os ingressos custam 125 libras (uma bagatela em torno de 490 reais). Em se tratando de Led Zeppelin, apenas vinte mil ingressos estarão à venda. Pouco, não é mesmo? O show terá a participação dos convidados Bill Wyman (Rolling Stones) e Pete Townshend (The Who). Tenho lá minhas dúvidas em relação a esta ser a única apresentação. Acho que o 'barulho' que fará no mundo da música será capaz de emendar uma turnê. Provável, não?
quarta-feira, setembro 12, 2007
FAISKA EM SOROCABA
Atenção galera de Sorocaba (SP), na próxima quinta-feira, dia 13, o grande Faiska, referência no assunto guitarra brasileira, fará workshop e show com seu trio no Sesc. O workshop começa às 14h e o show às 20h. Para ambos, será necessário retirar o ingresso no local antecipadamente. Imperdível, mesmo porque será de graça. Moleza, né?
Sesc Sorocaba
Avenida Washington Luiz, 446
Fone: (15) 3212-4455
segunda-feira, setembro 10, 2007
JAM COM MICHEL LEME TRIO
Amanhã, terça-feira, 11 de setembro, tem Michel LemeTrio (com Alexandre Mihanovich e Alex Buck). Será às 22h30 no Teta Jazz Bar (rua Cardeal Arcoverde, 1265 - Pinheiros - São Paulo-SP). O telefone de lá é (11) 3031-1641.
domingo, setembro 09, 2007
IRON MAIDEN: DE VOLTA AO PASSADO
Na semana que passou, li nos sites de notícia que o Iron Maiden está empolgado com os planos para 2008. Ao que indica, será um ano “ambicioso”, pelo menos no quesito turnê mundial. Só para se ter uma idéia do que vem por aí, os shows que acontecerão no ano que vem farão parte da “Somewhere Back In Time”, e devem durar de fevereiro a agosto. O nome da turnê nos sugere o disco “Somewhere In Time”, de 1986 – não por acaso. O repertório será baseado nos anos 80, além de contar com o novo disco “A Matter Of Life And Death”, executado na íntegra. Além disso, o palco será adornado pelo visual das turnês dos discos “Powerslave” (1984) e do referido “Somewhere In Time”. Agora, imagine você, a banda e sua equipe, com cerca de 60 pessoas, além das toneladas de equipamentos, estarão sobrevoando o planeta a bordo de um Boeing 757 especial e totalmente personalizado. Haverá o logotipo e Eddie, o mascote do Iron Maiden, estampados pela aeronave. Tá bom para você? Pois é, mas não pára por aí. O que não dizer de uma banda cujo seu vocalista, um dos grandes nomes que existem, também desempenha a função de piloto do Boeing de turnê? É isso aí, Bruce Dickinson, que evidentemente é habilitado para isso, será o comandante do Iron Maiden pelos ares.
Então, que ele nos traga logo o grupo no primeiro semestre de 2008. Pude dar uma conferida num vídeo de um dos shows mais recentes e o trio de guitarristas, Dave Murray, Adrian Smith e Janick Gers, está funcionando como nunca. Explosão de solos matadores no melhor estilo “Maiden” de acontecer. O disco novo está legal, mas, se eles capricharem no repertório "das antigas" como têm prometido, teremos um dos melhores shows do Iron Maiden por aqui.
quarta-feira, setembro 05, 2007
BEATLES NO CENTRO DE SÃO PAULO
Essa é para fãs dos Beatles. O fã-clube Revolution fará uma grande exposição de 10 a 30 de setembro para comemorar os 45 anos do compacto "Love Me Do" e os 40 do clássico "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band". O evento será no centro de São Paulo, na rua Coronel Xavier de Toledo, 23. Informações: (11) 3154-2299. O melhor de tudo, será grátis. Haverá inúmeros itens relacionados aos Fab Four (autógrafos exclusivos, fotos inéditas e originais, discos de ouro, venda de camisetas, livros, revistas, DVDs...). Entre as peças, duas raridades suculentas: o contrabaixo Hofner, original e autografado por Paul McCartney, e duas guitarras Gretsch, modelo Traveling Wilburys. Vai perder essa? Por mais que seja um evento de fã para fã, não custa nada, literalmente, dar uma checada em instrumentos usados por grandes músicos para gravar grandes músicas.
sábado, setembro 01, 2007
VIDEO GAME E APRENDIZADO
Esses dias, estive na escola do Márcio Sanches, no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Conversamos sobre Queen e guitarras, evidentemente. Mas, o detalhe que me chamou a atenção foi outro. Acabei acompanhando algumas das aulas do Márcio. Seus alunos, no dia em que fui, eram crianças e todos sabiam nomes de bandas e músicas quase “lado B” para uma criança de 11 anos. David Bowie, Accept, enfim, uma infinidade de canções/artistas que me deixaram surpreso. O Márcio Sanches me revelou o segredo: o tal do jogo de vídeo game “Guitar Hero”. Depois, fiquei pensando o quão tem sido para quem gosta de música e guitarra esse game. Quer dizer, o cara, por mais novo que seja, já está se habituando a um vocabulário muito bom, além de estar por dentro de noções de guitarra - graças ao “Guitar Hero”. Perguntei ao Márcio Sanches suas impressões como guitarrista e professor de guitarra e ele me disse o seguinte:
“Diversão sempre é bem-vinda. A guitarra e seus segredos estão em um novo vídeo game, chamado “Guitar Hero”. Posso confirmar nas minhas aulas que, os alunos que têm o jogo, estão conhecendo músicas que nunca ouviram falar e querem saber maiores informações a respeito. Este game indiretamente aumenta o conhecimento musical deles, que estão melhorando ritmo, palhetada e estão se sentindo como se estivessem ensaiando. Isso é ótimo”.
“Diversão sempre é bem-vinda. A guitarra e seus segredos estão em um novo vídeo game, chamado “Guitar Hero”. Posso confirmar nas minhas aulas que, os alunos que têm o jogo, estão conhecendo músicas que nunca ouviram falar e querem saber maiores informações a respeito. Este game indiretamente aumenta o conhecimento musical deles, que estão melhorando ritmo, palhetada e estão se sentindo como se estivessem ensaiando. Isso é ótimo”.
É isso aí! Jogando e aprendendo...
Subscrever:
Mensagens (Atom)